28 novembro 2015

Estante #03: Azul da cor do mar


Título: Azul da cor do mar
Autor (a): Marina Carvalho
Editora: Novo Conceito
Sinopse:  ACASO, DESTINO ou LOUCURA? No caso de Rafaela, Pode ser tudo isso junto. Para alguém como ela, nada é impossível. Rafaela sonha desde a adolescência com o garoto que viu uma vez, perto do mar, carregando uma mochila xadrez... A idéia fixa não a impediu, porém, de ser uma menina alegre e muito decidida. Ela quer ser jornalista, e seu sonho está se concretizando: Rafaela Vilas Boas (um nome tão imponente para alguém tão desajeitado) conseguiu um estágio no melhor jornal de Minas Gerais. Mas, como estamos falando de Rafa, alguma coisa tinha que dar errado. O jornal é mesmo incrível, mas seu colega de trabalho, Bernardo, não é a pessoa mais simpática do Mundo. Em meio a reportagens arriscadas – e alguns tropeços -, Bernardo acaba percebendo, contra a sua vontade, que Rafaela leva jeito para a coisa... E que eles formam uma dupla de tirar o fôlego. Mas e a mochila? E o garoto, o envelope, as cartas? Um dia a estabanada Rafaela vai ter que se libertar dessa obsessão. 



Essa resenha eu estou devendo é a tempos kk mas a tempos mesmo se eu contar para vocês quanto tempo demorei para ler esses livro tenho certeza que ninguém acredita mas vou dizer foi questão de um dia ou melhor em torno de algumas horas, li ele entre as 18:00 as 23:00 e vou contar para vocês alguns detalhes interessantes sobre o livro.

Um dos motivos que me levou a escolher este livro foi a estória dele em geral o sinopse que já vem carregado de novidades, tenho gostado mais de livros escritos por autores brasileiros, penso que devemos valorizar os talentos que temos em nosso país afinal tenho esse sonho de um dia escrever um livro e a Marina Carvalho conseguiu colocar no papel nossos medos e sonhos na Rafaela, principalmente pelo fato dela almejar se tornar uma grande jornalista, agora vocês entenderam o porque da minha obsessão.

Azul da cor do mar é um livro que apresenta ao mesmo tempo uma história avassaladora carregada de dramas, sonhos e emoções como uma leitura que flui, a personagem principal se chama Rafaela, a primeira parte do livro se inicia com uma memória de infância da Rafaela, ela relata como era suas férias em Iriri, um distrito litorâneo de Anchieta, no Espírito Santo e nessa viagem ela relata sobre o garoto da bicicleta azul e preta com a mochila xadrez e aquilo ficou na sua cabeça, lembrança que fará sentido no decorrer da história, por conta dessa lembrança ela nutre um diário sobre ele relatando sonhos e cartas a ele.


Um bom texto jornalístico depende, antes de mais nada, de clareza de raciocínio e domínio do idioma. Não há criatividade que possa substituir esses dois requisitos.





Rafaela está ansiosa para um processo seletivo o qual mudará a sua vida, graças a sua professora Sandra Pires de Jornalismo Investigativo ela tem uma entrevista de estágio, agendada no Jornal Folha de Minas, considerado o maior veículo de comunicação, no sétimo semestre de Jornalismo da PUC-Minas. Tinha tudo para ser o melhor processo seletivo de sua vida se ela não fosse destratada é claro por Bernardo o melhor repórter investigativo que por mal criação foi obrigado a supervisionar Rafaela em seguida conhecemos as melhores amigas de infância; Alice que faz direito na UFMG, Gisele que está na mesma sala de Jornalismo e Sofia que mora no mesmo prédio que ela e se forma em Arquitetura. 

Além de Bernardo na redação temos o Maurício responsável pela editoria de esportes, Luciana Figueiredo a editora do jornal, Porém Rafa não está nada contente em ter como mentor o estressado do Bernardo, e quem estaria em saber que sua presença indesejada, apesar de tudo ela se mostra uma personagem bem dinâmica para o perfil de uma futura jornalista, a cada capítulo vemos na introdução alguns trechos do Manual da redação da Folha de S. Paulo. Conforme ela vai convivendo com o seu mentor ela relata essa relação nada fácil em seu diário com o garoto da mochila xadrez. No entanto uma de suas amigas começa a se envolver com Bernardo o que a faz repensar em toda a sua vida e escolhas e então decide se aproximar de Marcelo, cara boa pinta que trabalha na editoria de esportes. 

Sua amizade com Gisela é coloca a prova pois Rafaela a encara como uma traidora por ela saber de toda a relação profissional dos dois nada fácil.

"No entanto, embora eu não quisesse conversa com ele, meu cérebro tratou de me trair, pois eu não conseguia parar de pensar em Bernardo e Gisele juntos, agarrando-se na pista de dança do bar e depois, pior ainda, no apartamento dele". Pág. 131

A narrativa do livro flui você logo começa a ler e quando ver já está envolvido nesse clichê romântico e claro um livro que a personagem me representa por ter um pouco de tudo o que penso e gosto não poderia deixar de ler, mesmo sendo clichê recomendo esse livro. 


Acompanhe o blog nas redes sociais:


10 comentários:

  1. Adorei a sinopse do livro e sua resenha, fiquei curiosa com o desfecho dessa história :D

    http://confissoesdeumaaprendiz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. vem participar do sorteio de fim de ano do meu blog, tem uma paleta de corretivos haha http://universodecifrado.blogspot.com.br/2015/11/sorteio-de-fim-de-ano.html

    ResponderExcluir
  3. Oi Thaís !!
    Eu confesso que não tinha muito apreço pelos livros brasileiros (mas estou mudando isso hehe) por alguns livros ruins que li.
    Mas adorei essa estória e a capa é muito fofa *-*
    Parabéns pela resenha !!
    Bjim

    blogpatyrezende.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Fiquei com vontade de ler agora, vou ver se encontro para baixar.
    Seguindo aqui, segue de volta?
    Tem post novo das tendências para o verão
    Te espero lá.
    Estilo.Quem tem?

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha e estou doida para comprar o livro !
    Beijinhos Nath ♥

    www.morenadementira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Gata eu to aqui ouvindo uma musica linda e ai vejo sua resenha serio chorei, e lindo
    bjkas
    www.garotafucada.com.br

    ResponderExcluir
  7. Meu Deussss! Um romance envolvendo jornalismo? quero já ♥

    ResponderExcluir
  8. Parece ser bem legal esse livro.
    http://alinesecretplace.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Parece ótimo, e olha, eu amo ler. <3 Meu Zeuss que blog caprichadíssimo, achei lindooo... Espero conseguir acompanhar sempre <3 http://emversosapagados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Quero ler esse livro!
    É o tipo de leitura que gosto !
    Beijos U&B
    Adriana
    www.unhasebocas.blogspot.com.br
    Instagram @blogunhasebocas
    https://www.facebook.com/pages/Unhasbocas/477832645611169?fref=ts

    ResponderExcluir

© Caprichadissimas 2017. Todos os direitos reservados | Tecnologia do blogger | Feito por: Thay Rodrigues ♥